Passar para o conteúdo principal
Main Content

Campanha Rastreio
Cancro Colorretal

Os indicadores, a evolução assintomática desta patologia e a importância da sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce destacam a relevância de uma intervenção mais acentuada junto da população, tornando o rastreio num dos principais pilares de atuação da MovSaúde.

Como Funciona

A Campanha de Rastreio do Cancro Colorretal decorre até 30 de Junho 2025

1

INSCRIÇÃO 100% ONLINE
Confirmar que cumpre os critérios de elegibilidade e preencher o formulário

2

LEVANTAR O KIT RASTREIO
Recolher o kit numa das unidades aderentes, apresentando o código atribuído

3

ENTREGA DAS AMOSTRAS
Efetuar a colheita de 2 amostras de fezes, e entregar, no máximo, 3 dias após a 1ª colheita

Como funciona o Rastreio?

Após validação da sua elegibilidade no simulador disponibilizado, deverá proceder à inscrição através do preenchimento do formulário online.

Posteriormente, receberá um código pessoal e intransmissível que confirma a sua participação na campanha e o acesso à realização da análise ‘pesquisa de sangue oculto nas fezes’ numa das unidades aderentes, sem custo associado.

A inscrição

O rastreio do cancro colorretal destina-se a pessoas residentes em Portugal, assintomáticos e com idade entre os 45 e 74 anos. Após validação da elegibilidade através do simulador disponibilizado, é necessária a inscrição através de preenchimento do formulário online. 

Onde fazer a análise

O rastreio é realizado numa das unidades da rede MovSaúde. Através de consulta, poderá selecionar a que lhe for mais conveniente. Quando se deslocar à unidade aderente, deverá apresentar o nº de beneficiário recebido por sms e/ou email e recolher o kit de forma gratuita.

A análise a realizar

O rastreio é simples. O método escolhido é a pesquisa de sangue oculto nas fezes e requer a colheita de 2 pequenas amostras. Consulte o panfleto com o procedimento a adotar AQUI (o procedimento poderá variar consoante a unidade selecionada, devendo esclarecer as suas dúvidas no momento da recolha do kit). 

O laboratório irá analisar as amostras de fezes e verificar quanto à presença de sangue, não lhe conferindo um carater de diagnóstico. O relatório com o resultado (positivo ou negativo) será enviado diretamente para o e-mail fornecido pelo participante.

Os resultados positivos

Os casos positivos para sangue oculto nas fezes serão posteriormente contactados pela Europacolon Portugal – Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo, para melhor esclarecimento e acompanhamento dos próximos passos.

Contactos de apoio à Campanha de Rastreio

Descubra mais sobre o cancro colorretal

Comprenda a doença e saiba como lidar com ela