Passar para o conteúdo principal
Main Content

Lisboa unida na luta contra
o cancro colorretal

Rastreio gratuito disponível em 123 farmácias comunitárias do concelho de Lisboa entre 23 de fevereiro e 31 de março.

 

Imagem da campanha de rastreio

Rastreio gratuito nas farmácias

Até 31 de março, participe no rastreio gratuito do cancro colorretal nas farmácias aderentes do concelho de Lisboa, no âmbito da campanha “Lisboa unida na luta contra o cancro colorretal”. Serão disponibilizados 4.000 kits de rastreio, recorrendo ao teste de pesquisa de sangue oculto nas fezes.

 

A inscrição é efetuada na farmácia, após validação da elegibilidade pelo farmacêutico. O teste é simples e não invasivo, sendo a colheita da amostra efetuada no domicílio.

 

Qualquer pessoa elegível pode realizar o rastreio numa das farmácias aderentes, não estando limitado a residentes no concelho de Lisboa.

 

O cancro colorretal continua a ser um dos principais desafios de saúde pública em Portugal. O diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença. Ao participar, está a cuidar da sua saúde e a contribuir para uma maior prevenção na comunidade.

 

Informe-se junto da farmácia aderente mais próxima e não adie a sua saúde.

1

INSCRIÇÃO NA FARMÁCIA
Farmacêutico valida que cumpre os critérios de elegibilidade e recolhe os dados

2

RECEBER O KIT RASTREIO
Farmacêutico entrega o kit de rastreio e explica os procedimentos a adotar

3

ENTREGA DA AMOSTRA
Utente efetua a colheita de 1 amostra de fezes no domicílio e entrega na farmácia

Como funciona o Rastreio?

O processo de inscrição é realizado numa das farmácias aderentes do concelho de Lisboa. Receberá um kit de rastreio com todo o material necessário para efetuar a colheita da amostra de fezes no seu domicílio.

O farmacêutico será responsável pela validação da elegibilidade, inscrição e entrega do kit. A sua participação na campanha e o acesso à realização da análise ‘pesquisa de sangue oculto nas fezes’ é gratuita.

A inscrição

São elegíveis para o rastreio pessoas com idade entre os 45 e os 74 anos, assintomáticas, sem histórico de cancro colorretal, síndromes hereditárias associadas ou doença inflamatória intestinal, e que não tenham realizado exames recentes de rastreio. 

Após validação da elegibilidade, o farmacêutico irá recolher os seus dados para registo da inscrição.

Onde fazer a análise

O rastreio é realizado numa das farmácia aderentes do concelho de Lisboa.  Através de consulta da rede, poderá selecionar a que lhe for mais conveniente. Quando se deslocar à farmácia aderente, deverá comunicar a sua intenção de participar no rastreio ao farmacêutico para validação da elegibilidade e recolha do kit de forma gratuita.

A análise a realizar

O rastreio é simples. O método escolhido é a pesquisa de sangue oculto nas fezes e requer a colheita de 1 pequena amostra de fezes. O kit dispõe de um panfleto explicativo com o procedimento a adotar. 

O laboratório irá analisar a amostra de fezes e verificar quanto à presença de sangue, não lhe conferindo um caráter de diagnóstico. O relatório com o resultado (positivo ou negativo) será enviado diretamente para o e-mail fornecido no momento da inscrição.

Os resultados positivos

Os casos positivos para sangue oculto nas fezes serão posteriormente contactados pela Europacolon Portugal – Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo, para melhor esclarecimento e acompanhamento dos próximos passos.

Contactos de apoio à Campanha de Rastreio

Descubra mais sobre o cancro colorretal

Comprenda a doença e saiba como lidar com ela