
No âmbito do Mês da Sensibilização para o Cancro Colorretal, a MovSaúde tomou uma ação simbólica e impactante ao pintar de azul a capa do Correio da Manhã, com o objetivo de alertar a população para a importância da prevenção e da deteção precoce desta doença.
O Cancro Colorretal é o segundo mais frequente em ambos os sexos em Portugal e uma das principais causas de morte por cancro. No entanto, é também um dos tipos de cancro mais evitáveis e tratáveis, caso seja detetado numa fase inicial. O rastreio regular pode fazer a diferença entre um diagnóstico precoce e um avanço silencioso da doença.
A escolha do azul não é por acaso. Esta cor simboliza o Mês da Sensibilização para o Cancro Colorretal, celebrado em março, e reforça a urgência de que todos – homens e mulheres, a partir dos 45 anos – estejam atentos à sua saúde e não adiem o rastreio.
Ao apostar numa ação de grande visibilidade como a capa de jornal, a MovSaúde pretende passar uma mensagem clara: prevenir é a melhor forma de salvar vidas.
— Uma mensagem de prevenção para todos
Saiba como funciona o rastreio >
Através do rastreio, é possível detetar e remover pólipos que, com o tempo, poderiam evoluir para cancro. Este exame simples e indolor tem sido responsável por uma redução significativa na incidência e mortalidade associadas ao Cancro Colorretal em populações que aderem ao rastreio organizado.